Carlos Lacerda / Cartas 1933 - 1976

R$ 78,00
. Comprar  

Afonso Arinos, Dinah Silveira de Queirós, Dom Hélder Câmara, Érico Veríssimo, Henry Kissinger, Mário de Andrade, Olavo Bilac, Otto Lara Resende, Sobral Pinto – e também ‘Minha gatinha’, ‘Nega’ ou ‘Esquimó’, referências a Letícia Abruzzini (1919-1990), professora nascida em Valença/RJ. Estes são alguns dos interlocutores do jornalista e político Carlos Lacerda (1914 – 1977) na correspondência – boa parte inédita – reunida pela Editora Bem-Te-Vi e publicada em um volume pontuado de notas cuidadosas, que ajudam a construir um rico panorama da História do Brasil e da vida pessoal de Lacerda. Letícia, a propósito, se tornou mulher dele e permaneceu casada com ele até sua morte. 
As cartas pessoais, da seção Família, são todas inéditas. As da seção Amigos, a maior parte também é inédita – os próprios amigos ou seus familiares as doaram para o livro. 
A reunião, seleção e organização das cartas foi feita pelo jornalista Cláudio Mello e Souza. Ele iniciou a pesquisa em 2009 nos maiores arquivos literários brasileiros, como da Universidade de Brasília, que detém o acervo de Lacerda, a Casa Rui Barbosa, a Biblioteca Nacional e a Academia Brasileira de Letras, entre outros. Após o falecimento de Mello e Souza em 2011, as notas ficaram a cargo do professor da faculdade de Letras da UFRJ, Eduardo Coelho. 
As cartas de Carlos Lacerda revelam, pela primeira vez, a profunda e estudada reflexão que embasava suas posições, fossem elas políticas ou pessoais. Através delas é possível descobrir facetas pouco conhecidas, lembrar ideias, atitudes e a verve polemista de um homem incomum que, com todas as suas nuances, compõe um capítulo importante da História do Brasil. 

 

DADOS DO PRODUTO 
 
ISBN: 978-85-88747-45-6
Encadernação: Capa Dura 
Formato: 16,5X23,5
Páginas: 384

• Prazo para postagem:
• Código do produto: 527EB6
• Quantidade mínima: 1
Veja também